sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Democracia unilateral e restrita.

Há dias atrás houve a chama festa da Democracia, mais conhecida como eleições 2010. Neste 1° turno houve disputa pelos seguintes cargos: Deputado estadual, deputado federal, senador 1, senador 2, governador e presidente.


Dentre todas as disputas citadas, uma chamou mais atenção que as demais, e nem se trata da mais importante de todas, a disputa pela presidência, mas a pelo cargo de deputado federal.

O candidato cuja campanha fora a mais despreocupada ( e até mesmo debochada), levou fácil não só sua própria vaga, mas também, devido a massiva votação que recebeu, alguns de seus colegas de chapa também se elegeram.

O favoritismo do candidato passou a incomodar os demais pretendentes ao cargo de deputado federal logo no começo da campanha. Depois de veiculados os primeiros programas eleitorais “gratuitos” (que de gratuitos não têm nada, ainda que os políticos não desembolsem um centavo para aparecerem na TV, o prejuízo fica com as emissoras), as pesquisas já mostravam a intenção crescente de votos no hoje eleito deputado federal mais votado.

Outros candidatos não tão populares, muitas vezes manipulados pelas raposas velhas que morrem de medo de perderem suas “boquinhas”, passaram a atacar este “fenômeno” das urnas.

Acusam-no de ser analfabeto, mas colocaram um candidato ainda menos capaz, batendo em um saco de pancadas e dizendo que política é coisa séria. Pode?! Como é que ninguém questiona a incapacidade deste também?

E o mais importante, como é que ninguém questiona a honestidade daqueles que lá estão há tantos mandatos e que nada ou muito pouco fazem por aqueles que os colocam “religiosamente” em suas cadeiras importantes, com salários tão gordos?

Qualquer um quer um emprego desses. Ganhar bem, não fazer nada... “trabalhar” uma vez por semana...

Não se pode culpar alguém por se candidatar, e muito menos por se eleger. As coisas funcionam bem assim: Quem vota pode se candidatar e por conseqüência ser votado também.

Irregularidades devem ser apuradas antes do pleito. Se o povo os escolheu, que assumam.

Por onde anda a tal Democracia? Já começa tudo errado por sermos obrigados a exercer o direito do voto. Direito obrigatório...?

2 comentários:

  1. AE PABRO, DA HORA SEU BROGUE, GOSTEI DESSA MATERIA RSRSRS, CONCORDO. A DEMOCRACIA NO BRASIL É DEMO- (VERSÃO DEMO,QUE NAO TEM ATUALIZAÇÃO NUNCA) PODE SER DEMO DE CAPETA, TBM, MAS TEM MUITOS RELIGIOSOSA QUERENDO PODER, VAI SABER NÉ?


    ANDERSON VERDI ( BANDA SUPERMAFIA-UBATUBA)

    ResponderExcluir