quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vida... Água...

Por vezes tranqüila... outras , turbulenta... Ambas traçam caminhos desconhecidos... surpreendentes até, mas ambas deságuam em algum lugar.


A vida pode ser mansa como um riacho que nasce no pé de alguma montanha e deságua no mar, se tudo correr bem... Mas, nem sempre acontece assim... Muitas vezes o riacho deságua num rio maior, mais caudaloso, mais incerto e impreciso e toma um rumo indesejado, levando consigo aquele pequeno e inocente riacho que cursava feliz rumo ao oceano e agora já não sabe mais onde irá parar...


Na vida temos contato com toda sorte de pessoas que nos influenciam (ou tentam, ainda que inconscientemente) de maneira positiva ou negativa. Pessoas que nos “testam” diariamente.


Pessoas que conhecemos ao longo do “trajeto”. Pessoas legais, pessoas insossas e pessoas danosas.


Pessoas legais ou simplesmente amigos, são aqueles que, não importa a situação, estão sempre ao nosso lado. Respeitam nossas opiniões e sentimentos e nos apóiam por mais errados que estejamos. Ainda que nesse caso, isso cause dor e sofrimento neles próprios. Concordarão com nossas “cagadas” mas dirão o que pensam a respeito e nos darão seu apoio.


Pessoas insossas nem convém descrever... Pra que? Não vão nem vêm... Não valem a pena e não alteram nada. Se confundem com amigos, mas logo se nota sua intenção e logo são descartadas.


Pessoas danosas são perigosas.


São pessoas que aproveitam da boa vontade das outras. Aproveitam-se da fraqueza de alguém e sugam desse alguém tudo o que puderem, sem dó. Muitas vezes são dissimuladas e se aproximam sorrateiramente. São como cobras que rastejam entre os tornozelos da vítima, picam-na quando se distraem e se enrolam na mesma, sufocando-a lentamente... até a morte. Muitas vezes a morte aparece no sentido figurado... na total ou parcial anulação da pessoa atacada pela cobra, digo pela pessoa danosa.


Nesse momento, o rio caudaloso engole o riacho e o leva numa jornada cheia de curvas... curvas de rios... é incrível o que pode ser encontrado nesses lugares...


O riacho já não pode ter o seu curso, seguir o seu caminho e segue unido ao rio... que passa por lugares onde o riacho dificilmente passaria, acumulando sujeira, restos pútridos, dejetos e tudo o que sua fértil imaginação puder agregar às águas do nosso imponente rio caudaloso.


Dificilmente a água de um rio caudaloso que tem todas as “qualidades” que têm, e que muitas vezes, são visíveis a olho nu, será uma água límpida. Impossível.


O riacho, uma vez misturado ao rio caudaloso, estará condenado. Mas a pessoa que se deixou “picar” pela pessoa danosa, mas tem amigos, terá sempre uma esperança. Uma pessoa que tem amigos, nunca está só. Amigos de verdade são aqueles que guardamos sempre conosco ainda que não os vejamos há muito tempo. Se você tem um único amigo, mas que seja um amigo verdadeiro, levante suas mãos aos céus e agradeça pelo tesouro que tem.


Nunca vire as costas a um amigo... por mais que você esteja envolto pelo abraço gélido de uma cobra que te mata lentamente... lentamente...


Acredite, sempre haverá tempo... Só não desperdice seu bem maior. A vida.