quinta-feira, 8 de julho de 2010

Compreesão

Compreensão é a palavra chave. Onde há compreensão há paz... onde há compreensão, há espaço para a sabedoria... onde há compreensão há o amor. A compreensão é a chave da boa convivência, compreensão faz do ser humano uma criatura diferente das demais criaturas, entretanto, não há de confundir compreensão com tolerância. Compreensão acalma, não deixa lacunas, tranqüiliza... Já a tolerância, no sentido que a aproxima (no que pode) da compreensão, envenena aos poucos... machuca e revolta com o passar do tempo.


Todos , em algum momento de nossas vidas, nos deixamos envolver pela traiçoeira teia da tolerância que, em um primeiro momento, nos abraça mansamente até que um dia ela, a tolerância nos abandona abruptamente assim restando apenas um terreno árido onde nada cresce, pois nada foi plantado e tão pouco cultivado, mas por quem tolera e não compreende.

A compreensão, por outro lado, é o húmus que fertiliza o coração que aceita verdadeiramente as diferenças, as críticas, opiniões, e tudo mais que em um primeiro momento pode até machucar, mas graças a ela, a compreensão, acaba nos fortalecendo e estreitando laços.

Triste é a relação onde a compreensão da lugar a tolerância.

A falta do dialogo alimenta a tolerância, a tolerância corroe lentamente as bases de uma relação e quando a tolerância acaba, não sobra muita coisa...

É triste compreender sem ser compreendido, mas o mais triste é ver a compreensão ir acabando pelo caminho.

Não ser compreendido, por fazer o que é certo machuca muito, mas por outro lado, existem outros elementos que em determinado momento se unem a compreensão e são eles: o tempo (que cura as feridas e ameniza a dor) e a razão que é o foco final da compreensão.

Amar sem nunca ter sido amado não é tão injusto quanto compreender sem nunca ter sido compreendido, pois só quem ama pode compreender e jamais o contrário.

Se de alguma forma estas pretensiosas palavras te tocam, olhe pra dentro de si e faça um balanço de sua vida. Reveja suas ações e repense seu comportamento. Não se deixe levar pela tolerância, pois a tolerância não nos leva a lugar algum. Converse... (ponto falho)

No futuro seja mais compreensivo... não cobre os outros sem motivo, sem razão... seja justo... seja honesto... tenha um pouco mais de compreensão.

2 comentários:

  1. Como sempre, você é sensato. Nunca parei pra pensar no quanto toleramos da vida e as poucas coisa que realmente compreendemos. Sábias palavras..

    ResponderExcluir
  2. Que bom que compreedeu o texto... espero que as pessoas que o lerem, possam captar sua essência e tentem compreender melhor o próximo em vez de apenas tolerá-lo.

    ResponderExcluir